IEA Apresenta Curso Para Elaboração de Custo de Produção de Cana de Açúcar


Katia Nachiluk e Marli Dias Mascarenhas de Oliveira são as pesquisadoras do Instituto de Economia Agrícola – IEA/Apta da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, responsáveis pelo curso de Metodologia para Elaboração de Custo de Produção de Cana de Açúcar. O evento, que acontece nesta quinta-feira, 22 de agosto, a partir das 8h00, é promovido pela Assocana - Associação dos Fornecedores e Plantadores de Cana da Média Sorocabana. 

O Estado de São Paulo foi responsável pela produção de 424,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar no ano de 2012. Principal produto da agropecuária paulista, esse montante representou 45,9% do VPA - Valor da Produção Agropecuária, segundo levantamento realizado pelo IEA. Sendo assim, a utilização de estimativas de custos de produção na administração de empresas agrícolas se torna cada vez mais importante. Razão pela qual, as pesquisadoras realizaram a atualização dos sistemas de produção e estimava de custo de produção das principais regiões do Estado. Este trabalho é resultado da parceria entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a ORPLANA (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro Sul do Brasil) que vem se desenvolvendo desde 2008.

De acordo com as pesquisadoras, foram atualizadas as informações obtidas na pesquisa nas sete regiões em que a cultura é mais importante: Piracicaba (Piracicaba e Capivari); Ribeirão Preto (Sertãozinho); Catanduva (Monte Aprazível), Assis (Assis); Jaú (Jaú e Lençóis Paulista); Araçatuba (Valparaíso e Andradina) e Araraquara (Araraquara). "A região de Assis, uma das principais regiões de produção canavieira do Estado, foi a primeira a demonstrar interesse em capacitar seus associados. Através da realização levantamento de campo para o projeto, os técnicos da Associação tomaram conhecimento da metodologia utilizada pelo IEA e solicitaram a realização de um curso de capacitação para os fornecedores e técnicos com o objetivo de apresentar a metodologia de custo de produção e análise econômica da atividade produtiva, visando oferecer ao produtor e demais agentes envolvidos informações importantes no processo de tomada de decisão”, afirmam as pesquisadoras. 

Mais informações:

Nara Guimarães
Assessora de Imprensa
Instituto de Economia Agrícola
Tel.: (11) 5067-0498
www.iea.sp.gov.br 

Data de Publicação: 22/08/2013

Autor(es): Nara Guimarães (naraguimaraes@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor